sexta-feira, 13 de junho de 2008

Introducing...

Este será o espaço de partilha de opiniões sobre cinema.

Despretenciosamente, amantes do cinema, dirão o que pensam sobre os filmes da sua vida. Tanto aqueles que já viram há muito tempo, como os que acabaram de ver.

Aquilo que cada um acha de um filme, é um misto das suas experiências pessoais, da sua personalidade, e também do momento em que vê o filme.

Aqui tanto se poderá falar abertamente do orgasmo de liberdade que é ver um filme do Jackie Chan e chorar a rir, como da profunda angústia ou orgulho que é ver um filme do Soderbergh ou do David Linch e percebê-lo ou não.

Clicando no título de cada post serão directamente direccionados para o site do filme no IMDB.

Cada analise de filme resultará numa nota, e a seu tempo, os nossos Top 10 serão o reflexo dessas notas. As notas serão de 0 a 20, resultantes da soma de 5 vertentes, cada uma valendo de 0 a 4 pontos:
- Argumento: Nesta vertente será analisada a história. Pode ser veridica ou inventada, histórica ou contemporânea, simples e claro ou rebuscado e complexo, básica ou inteligente. De que histórias gostam mais?

- Realização: A mesma história, escrita da mesma forma, pode ser vista de inúmeros prismas diferentes e com igual variedade de ritmos. Colocar numa escala de valor a originalidade com que o realizador abordou a história, a proximidade com que seguiu os protagonistas, e a pressa com que contou a história, é o objectivo desta vertente.

- Representação: Os actores, interpretam a história, deixando o seu cunho pessoal em cada personagem. Será? Ou será que foram erros de casting? Quanto vale o desempenho dos actores no resultado final de um filme?

- Emoção: Um filme pode deixar-nos com pele de galinha, fazer-nos rir, fazer-nos chorar, assustar-nos de morte ou encher-nos o coração com um sentimento de amor profundo. Todos este filmes terão nota máxima nesta vertente, todos os outros, aqueles que nos deixam indiferentes e entediados... nem por isso.

- Impacto visual : O cinema, antes de nos fazer pensar, rir ou chorar, entra-nos pelas vistas a dentro. As cores, as roupas, os cenários, podem provocar sentimentos antes mesmo de se ouvir qualquer som. Aqui valorizar-se-á tudo o que é visual num filme, quer seja a mestria dos efeitos especiais, os guarda-roupas, as paisagens, as maquilhagens, o realismo das cenas impossíveis, etc...

Nenhum comentário: