sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Ensaio sobre a cegueira


Uma cidade é devastada por uma misteriosa epidemia de cegueira, uma cegueira branca, leitosa, inexplicável e aparentemente incurável. Devido à rapidez com que a epidemia se propaga, os primeiros indivíduos afectados são colocados em quarentena num hospital abandonado, mas são deixados entregues a si próprios. Rapidamente, o sentido primitivo da sobrevivência desperta e o grupo entra em colapso, com os mais fortes a sobreporem-se aos mais fracos, numa luta pela comida. São cometidos actos atrozes, vistos apenas pela única testemunha do pesadelo, uma mulher que, estranhamente e sem explicação, não foi tocada pela cegueira. A mulher do médico, que resolveu fingir-se cega para poder acompanhar o marido. São os seus olhos que ainda os podem conduzir ao caminho de regresso à condição humana e escaparem aos instintos mais vis. Filme de abertura no Festival de Cannes, "Ensaio sobre a Cegueira" é realizado por Fernando Meirelles, o realizador que se distinguiu com "Cidade de Deus" e "O Fiel Jardineiro", a partir de um dos mais aclamados romances de José Saramago (Prémio Nobel, em 1998). O filme é protagonizado por Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga e Gael García Bernal.

PÚBLICO

Um comentário:

Marta disse...

Argumento: 19
Realização: 17
Representação:17
Emoção:19
Impacto Visual: 17

Média: 18

Apesar de considerar que o argumento é que tornou a história brutal. é impossível ficar indiferente à emoção que a realização nos transmite.
é um filme cruel, demasiado bruto...não o aconselho a pessoas sensiveís. Se tivesse lido o livro não o teria ido ver...mas a vida tem disto de real.